Nove dicas para usar bem a tecnologia
O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.
O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.
O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.
O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.
A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.
O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.
A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.
A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.
A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.
Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação.
Acredito que essas dicas se bem utilizadas podem sanar muitas dúvidas sobre a tecnologia,visando a aprendizagem significativa de nossos alunos
ResponderExcluirComo as coisas estão se modificando a cada dia e o uso da internet é muito dinâmico, acho que só o mínimo de conhecimento não é suficiente. É necessário buscar conhecimento, mesmo o autodidata para termos segurança de que estamos fazendo bom uso da tecnologia, ganhando tempo e dinamismo em nossas atividades. Sem falar que devemos pontuar sempre a questão da navegação segura.
ResponderExcluirEsse artigo é muito bom. É muito importante saber como utilizar as tecnologias, pois vemos que elas já fazem parte de nosso cotidiano. Na escola isso também não é diferente, ao utilizarmos as tecnologias com eficiência e responsabilidade, garantimos um processo de aprendizagem eficáz para nossos alunos.
ResponderExcluirO educador deve estar sempre se atualizando, buscando novos conhecimentos principalmente na area de informatica, é de suma importancia saber utilizar as ferramentas necessarias que serão usadas durante as aulas e tambem ter conhecimento dos programas basicos se faz necessario para tornar suas aulas dinamicas e atrativas.
ResponderExcluirClaudia - ITE - tarde
A tecnologia educacional vai muito além do que a simples relação mecânica do homem com a máquina.
ResponderExcluirNa sua aplicação consciente nas escolas e laboratórios de informática as parcerias que são construídas através do compartilhar de informações e não apenas do oferecimento delas, geram produção de conhecimento e não apenas memorização.
Nossos alunos são nativos digitais e com isso ganham vantagens concretas na frente de seu professor, tão habituado a usar o livro didático e o famoso mimeógrafo. Nesse contexto, as trocas e os papéis se invertem: quem era educado, vira educador e vice-versa. Eis o milagre da tecnologia!
Mas, como se infiltrar no mundo das TICs com segurança?
Não existem fórmulas mágicas, devemos ter a curiosidade de aprender, buscar e compartilhar informações, dicas e também nossas inseguranças. A troca é um importante instrumento de aprendizagem! Através do estudo o docente se prepara para não apenas dominar estas importantes ferramentas digitais mas também para fazer uso delas para tornar suas aulas mais prazerosas.
Turma ITE - Tarde
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA descoberta do novo a busca por conhecimento fazem parte da realidade do professor que promove uma educação transformadora. Esta aberto as novas tecnologias e não ter medo de interagir , errar enfim aprender é uma atitude que deve perpetuar no professor devido a velocidade de inovações tecnológicas . Assim, o professor ao utilizar as Tecnologias enriquece a prática docente. Como também, desenvolve a concepção de um convívio solidário, participativo e coletivo que respeita as diversidades existentes na sociedade, no ambiente escolar e ao longo da vida. Aline Miranda - Elaboração de projetos .
ResponderExcluirA tecnologia está aí e devemos utilizá-la como uma grande aliada em nossas aulas. Para isso, não podemos ter medo e procurar sempre estar atualizados. Não devemos esquecer que nossos alunos são nativos digitais e a troca de experiências com eles é sem dúvida enriquecedora. Por outro lado, temos que sempre ter consciência de usar a gama de opções tecnológicas com responsabilidade, sabendo separar o joio do trigo e aproveitar sempre o que há de melhor neste mundo digital.
ResponderExcluirMarisa Gonçalves - ITE - tarde