terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pesquisas escolares e internet

Um dos grandes desafios do cotidiano escolar atualmente é o uso da internet, pelos alunos, para a realização de tarefas e pesquisas.



Por Danielle Lourenço14/06/2010

A responsabilidade das falhas nas pesquisas não é nem da internet, muito menos dos alunos.
Um dos grandes desafios do cotidiano escolar atualmente é o uso da internet, pelos alunos, para a realização de tarefas e pesquisas.
Muitos colegas reclamam que seus educandos fazem uma "mera cópia" de sites especializados (e outros nem tanto) e que, desse modo, não há produtividade nem aprendizagem efetiva.
O fato é que o dilema cópia x pesquisa não é novo. Ele coexiste com a escola há muitos anos.

Tenho calos nos dedos anular e indicador da mão direita de tanto "copiar" informações de enciclopédias e livros. O conceito que aprendi nos primeiros anos escolares era: quanto maior a volume de páginas da pesquisa, melhor a nota.
Assim, a questão está na metodologia da pesquisa que, comumente, só é revelada aos alunos no Ensino Médio e Superior. (E, cá entre nós, vira o tal monstro TCC – Trabalho de Conclusão de Curso).
A responsabilidade das falhas nas pesquisas não é nem da internet, muito menos dos alunos. Cabe a nós, educadores, a função de orientar a realização de tarefas e pesquisas escolares, independentemente da faixa etária do aluno. Nós devemos conduzir esse trabalho, principalmente se essa pesquisa for realizada na internet.
E o que é necessário pautar com os alunos?
1) Comentar sobre as questões éticas da pesquisa, falando sobre propriedade intelectual, direitos autorais, obras de domínio público, uso de imagens, etc. E da internet, não utilizar conteúdos e materiais da web sem autorização ou menção da fonte.
2) Descrever minuciosamente o assunto de que está tratando. Por exemplo, não adianta mandar uma pesquisa sobre "História do Brasil". É muito amplo! É importante definir especificamente o tema a ser tratado: Família Real, Brasil Colônia, abolição da escravatura e suas consequências econômicas, etc. Deve-se especificar sem medo.
3) Fazer uma pré-seleção de, pelo menos cinco sites fidedignos, nos quais os alunos possam encontrar informações pré-validadas pelo professor.
4) Solicitar outras fontes de informação para tornar a atividade mais ampla, como livros, programas de televisão, filmes, etc. É essencial desmistificar a questão de que a internet é a única fonte de pesquisa. Pode ser a mais rápida, mas não a única, nem tampouco a melhor.
5) Trabalhar com o grupo a diferença entre uma pesquisa e uma simples cópia. Certamente não é uma tarefa simples nem rápida, mas fundamental.
6) Orientar os alunos a estarem "focados" na pesquisa, pois, na web, o risco de dispersão sempre é enorme. O "pecado" mora ao lado!
7) Salientar que a internet é fonte de informação e também de confusão. Pode haver erros conceituais, definições defasadas e toda sorte de inverdades. Tudo precisa ser confirmado com outras fontes! (Vale novamente a dica de solicitar sempre uma segunda fonte que possa confirmar ou contrapor as informações oriundas da internet!)
8) Como o Google é a ferramenta de busca mais popular do momento, apresentar aos alunos o Google scholar (http://scholar.google.com.br/), que é especializado no mundo acadêmico.
9) Caso essa tarefa possa ser ampliada para um projeto, pode-se montar um blog ou uma "wiki" com os alunos e tornar a atividade compartilhada entre a turma e os pais. Os resultados são fantásticos e a publicação é gratuita!
10) Não se omita de dar as devidas orientações aos seus "pupilos", pois você é corresponsável pela formação dessas vidas!




13 comentários:

  1. Com certeza a responsabilidade está em nossas mãos! Devemos direcionar os nossos alunos a fim de que os mesmos tenham exito em suas pesquisas. Com a enorme possibilidade de informações que a internet oferece, e com o seu campo de fácil acesso hoje em dia, cabe aos professores serem mediadores: acompanhar, auxiliar e instruir os alunos nesse novo mundo, nesse "ciberespaço".
    Luciana(I.T.E.tarde)

    ResponderExcluir
  2. A Internet está cada vez mais presente em nossas vidas, principalmente na vida acadêmica. Saber utilizá-la de forma produtiva é que a grande questão atualmente. Como educadores, devemos orientar nossos alunos como aproveitar o máximo esta grande ferramenta que nos auxilia nas tarefas diárias e não apenas utilizá-la como única fonte e detentora de toda verdade.
    Marisa Gonçalves - ITE - Tarde

    ResponderExcluir
  3. Acredito que nós educadores podemos dar uma enfâse muito mais ampla em se tratando de material de pesquisa e que cabe a nós mesmos ampliar os conteúdos.
    Por isso a internet tem que ser um meio e não um todo para a pesquisa e que outras fontes devemn ser utilizadas em benefício dos alunos,pois estes terão um maior entendimento da materia e não será somente o famoso "copia e cola". Renata Machado,I.T.E Prof.Janaína.

    ResponderExcluir
  4. É de extrema importância o uso consciente da internet para pesquisa escolar. É necessário que os alunos tenham conhecimento das diversas fontes de pesquisa e que na Internet a pesquisa não está limitada apenas em copiar e colar, mas exige embasamento e leitura, fundamentais para o aprendizado de qualquer assunto. Marilania – ITE tarde.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente usamos a internet no nosso cotiano, a grande maioria dos alunos tem acesso diario a internet, atividade essa que fazem de forma prazeirosa, então nos educadores devemos aproveitar essa ferramenta e utilisa-la da melhor forma possivel para aplicar conteudos de extrema necessidade que muitas vezes para os alunos são conteudos "chatos". Devemos planejar nossos trabalhos pensando em unir o conteudo a ser aplicado com a ferramenta disponivel, podemos indicar sites fidedignos, podemos incentivar nossos alunos no habito de leitura e da pesquisa, despertar o lado critico do aluno, tudo isso e muito mais so depende de você educador. Aproveite para estar sempre atualizado. Claudia ite tarde

    ResponderExcluir
  6. A utilização da internet está cada vez mais presente na vida de todos,isso ocorre também no cotidiano escolar. Porém durante as atividades escolares,para que haja um uso adequado é necessário que ocorra uma boa orientação.Até mesmo porque navegar não é a dificuldade dos jovens e sim selecionar fontes confiavéis, elaborar e refletir sobre o assunto pesquisado.Logo ao propor uma pesquisa na internet, cabe ao educador a tarefa primordial planejar,orientar e contribuir para a construção do conhecimento de uma pesquisa significativa. Curso Elaboração de Projetos

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida nenhuma a internet é um meio de pesquisa prazeroso e poderoso, mas cabe ao professor orientar e informar a este aluno que há outras fontes importantes na busca da informação e do conhecimento. Dependendo do assunto, os livros, jornais, revistas científicas, são muito importante, pois as vezes, "sites" errados comtém informações confusas e conceitos errados.A orientação é sem dúvida o primeiro passo para uma boa pesquisa!Curso Elaboração de Projetos/Janaína

    ResponderExcluir
  8. Sabemos que a Internet está cada vez mais presente em nosso cotidiano devemos utilizá-la de forma responsável e consciente, sabemos que não é a única fonte de pesquisa.
    O nosso papel como educador é de extrema importancia, pois seremos os condutores desta via de mão-dupla, mostrando aos alunos que é uma ferramenta de pesquisa, porém que não é a única, podendo nos auxiliar nas tarefas diárias. É uma fonte de pesquisa de fácil acesso, mas que devemos ter o cuidado para não seguirmos a risca, procurando despertar o espírito crítico que há em cada um.
    Elaboração de Projetos

    ResponderExcluir
  9. A internet deve ser utilizada com consciência pelos alunos e também por aqueles que solicitam a busca por informações utilizando pesquisas. Com lemos no início do artigo, não adianta aceitar “cópias” como produto de pesquisa se a única diferença da cópia via internet das antigas enciclopédias é a impressão!
    Analisar informações está inteiramente ligada ao desenvolvimento da criticidade dos indivíduos envolvidos na trama da aprendizagem. Como formar cidadãos se estimularmos a simples reprodução?
    Turma ITE - Tarde

    ResponderExcluir
  10. Atualmente a internet esta inserida em nosso cotidiano. Os alunos estão a todo momento cercado por esse mundo de informações e muitos não sabem utilizar corretamente, principalmente nas pesquisas onde copiar e colar é inevitável .Assim os trabalhos torna-se apenas meros plágios . A orientação do professor e fundamental, no intuito de modificar essa conduta tornando o ato de pesquisar um momento de aprendizagem significativa e reflexiva na formação do aluno crítico.Aline Miranda - Elaboração de projetos.

    ResponderExcluir
  11. Patrícia Garcia-Os alunos necessitam de mediadores em suas pesquisas feitas na internet, pois a maioria nâo estão preparados em ler autores variados e só depois escrever sua pesquisa. A maoria deles, colam e copiam reproduzindo textos da internet. É de nossa responsabilidade, como educadores orientá-los e motivá-los a escreverem seus próprios textos.

    ResponderExcluir
  12. É muito importante para o docente se familiarizar com as novas tecnologias. O trabalho com esses recursos em sala de aula é muito significativo para os alunos, pois está relacionado com a realidade que vivemos. É preciso desenvolver nossa atuação profissional juntamente com as novas tecnologias educacionais.

    ResponderExcluir
  13. Os softwares educacionais são recursos que podem melhorar o desempenho dos alunos em disciplinas escolares, além de dar informações que os ajudarão a entender o mundo que os cerca. Alguns são de entretenimento outros com matérias do currículo escolar. Sabemos que usar a INTERNET para educar é muito divertido e faz com que as crianças adquiram aptidões de aprendizado que utilizarão ao longo da vida, dentro e fora da escola.
    Os recursos de informática estão agilizando e simplificando os trabalhos mais rotineiros e já chegam aos lares de muitas famílias. Por esse motivo precisamos contar com a colaboração de todo corpo docente para que acompanhe a tecnologia, se atualizando, apresentando o material aos alunos de forma lúdica e interativa, incentivando a leitura e a realização das atividades sugeridas nos programas educativos, pois temos certeza que a escola exerce importante função social na construção de um mundo mais humano e cidadão diante desta nova realidade. A educação tradicional já não existe sem a utilização desta tecnologia.

    ResponderExcluir