Por Danielle Lourenço14/06/2010
A responsabilidade das falhas nas pesquisas não é nem da internet, muito menos dos alunos.
Um dos grandes desafios do cotidiano escolar atualmente é o uso da internet, pelos alunos, para a realização de tarefas e pesquisas.Muitos colegas reclamam que seus educandos fazem uma "mera cópia" de sites especializados (e outros nem tanto) e que, desse modo, não há produtividade nem aprendizagem efetiva.
O fato é que o dilema cópia x pesquisa não é novo. Ele coexiste com a escola há muitos anos.
Tenho calos nos dedos anular e indicador da mão direita de tanto "copiar" informações de enciclopédias e livros. O conceito que aprendi nos primeiros anos escolares era: quanto maior a volume de páginas da pesquisa, melhor a nota.
Assim, a questão está na metodologia da pesquisa que, comumente, só é revelada aos alunos no Ensino Médio e Superior. (E, cá entre nós, vira o tal monstro TCC – Trabalho de Conclusão de Curso).
A responsabilidade das falhas nas pesquisas não é nem da internet, muito menos dos alunos. Cabe a nós, educadores, a função de orientar a realização de tarefas e pesquisas escolares, independentemente da faixa etária do aluno. Nós devemos conduzir esse trabalho, principalmente se essa pesquisa for realizada na internet.
E o que é necessário pautar com os alunos?
1) Comentar sobre as questões éticas da pesquisa, falando sobre propriedade intelectual, direitos autorais, obras de domínio público, uso de imagens, etc. E da internet, não utilizar conteúdos e materiais da web sem autorização ou menção da fonte.
2) Descrever minuciosamente o assunto de que está tratando. Por exemplo, não adianta mandar uma pesquisa sobre "História do Brasil". É muito amplo! É importante definir especificamente o tema a ser tratado: Família Real, Brasil Colônia, abolição da escravatura e suas consequências econômicas, etc. Deve-se especificar sem medo.
3) Fazer uma pré-seleção de, pelo menos cinco sites fidedignos, nos quais os alunos possam encontrar informações pré-validadas pelo professor.
4) Solicitar outras fontes de informação para tornar a atividade mais ampla, como livros, programas de televisão, filmes, etc. É essencial desmistificar a questão de que a internet é a única fonte de pesquisa. Pode ser a mais rápida, mas não a única, nem tampouco a melhor.
5) Trabalhar com o grupo a diferença entre uma pesquisa e uma simples cópia. Certamente não é uma tarefa simples nem rápida, mas fundamental.
6) Orientar os alunos a estarem "focados" na pesquisa, pois, na web, o risco de dispersão sempre é enorme. O "pecado" mora ao lado!
7) Salientar que a internet é fonte de informação e também de confusão. Pode haver erros conceituais, definições defasadas e toda sorte de inverdades. Tudo precisa ser confirmado com outras fontes! (Vale novamente a dica de solicitar sempre uma segunda fonte que possa confirmar ou contrapor as informações oriundas da internet!)
8) Como o Google é a ferramenta de busca mais popular do momento, apresentar aos alunos o Google scholar (http://scholar.google.com.br/), que é especializado no mundo acadêmico.
9) Caso essa tarefa possa ser ampliada para um projeto, pode-se montar um blog ou uma "wiki" com os alunos e tornar a atividade compartilhada entre a turma e os pais. Os resultados são fantásticos e a publicação é gratuita!
10) Não se omita de dar as devidas orientações aos seus "pupilos", pois você é corresponsável pela formação dessas vidas!
Fonte: http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/tecnologia-educacional/leitura.html?newsID=d0adff023366418ba70242fa1cf1caef
Com certeza a responsabilidade está em nossas mãos! Devemos direcionar os nossos alunos a fim de que os mesmos tenham exito em suas pesquisas. Com a enorme possibilidade de informações que a internet oferece, e com o seu campo de fácil acesso hoje em dia, cabe aos professores serem mediadores: acompanhar, auxiliar e instruir os alunos nesse novo mundo, nesse "ciberespaço".
ResponderExcluirLuciana(I.T.E.tarde)
A Internet está cada vez mais presente em nossas vidas, principalmente na vida acadêmica. Saber utilizá-la de forma produtiva é que a grande questão atualmente. Como educadores, devemos orientar nossos alunos como aproveitar o máximo esta grande ferramenta que nos auxilia nas tarefas diárias e não apenas utilizá-la como única fonte e detentora de toda verdade.
ResponderExcluirMarisa Gonçalves - ITE - Tarde
Acredito que nós educadores podemos dar uma enfâse muito mais ampla em se tratando de material de pesquisa e que cabe a nós mesmos ampliar os conteúdos.
ResponderExcluirPor isso a internet tem que ser um meio e não um todo para a pesquisa e que outras fontes devemn ser utilizadas em benefício dos alunos,pois estes terão um maior entendimento da materia e não será somente o famoso "copia e cola". Renata Machado,I.T.E Prof.Janaína.
É de extrema importância o uso consciente da internet para pesquisa escolar. É necessário que os alunos tenham conhecimento das diversas fontes de pesquisa e que na Internet a pesquisa não está limitada apenas em copiar e colar, mas exige embasamento e leitura, fundamentais para o aprendizado de qualquer assunto. Marilania – ITE tarde.
ResponderExcluirAtualmente usamos a internet no nosso cotiano, a grande maioria dos alunos tem acesso diario a internet, atividade essa que fazem de forma prazeirosa, então nos educadores devemos aproveitar essa ferramenta e utilisa-la da melhor forma possivel para aplicar conteudos de extrema necessidade que muitas vezes para os alunos são conteudos "chatos". Devemos planejar nossos trabalhos pensando em unir o conteudo a ser aplicado com a ferramenta disponivel, podemos indicar sites fidedignos, podemos incentivar nossos alunos no habito de leitura e da pesquisa, despertar o lado critico do aluno, tudo isso e muito mais so depende de você educador. Aproveite para estar sempre atualizado. Claudia ite tarde
ResponderExcluirA utilização da internet está cada vez mais presente na vida de todos,isso ocorre também no cotidiano escolar. Porém durante as atividades escolares,para que haja um uso adequado é necessário que ocorra uma boa orientação.Até mesmo porque navegar não é a dificuldade dos jovens e sim selecionar fontes confiavéis, elaborar e refletir sobre o assunto pesquisado.Logo ao propor uma pesquisa na internet, cabe ao educador a tarefa primordial planejar,orientar e contribuir para a construção do conhecimento de uma pesquisa significativa. Curso Elaboração de Projetos
ResponderExcluirSem dúvida nenhuma a internet é um meio de pesquisa prazeroso e poderoso, mas cabe ao professor orientar e informar a este aluno que há outras fontes importantes na busca da informação e do conhecimento. Dependendo do assunto, os livros, jornais, revistas científicas, são muito importante, pois as vezes, "sites" errados comtém informações confusas e conceitos errados.A orientação é sem dúvida o primeiro passo para uma boa pesquisa!Curso Elaboração de Projetos/Janaína
ResponderExcluirSabemos que a Internet está cada vez mais presente em nosso cotidiano devemos utilizá-la de forma responsável e consciente, sabemos que não é a única fonte de pesquisa.
ResponderExcluirO nosso papel como educador é de extrema importancia, pois seremos os condutores desta via de mão-dupla, mostrando aos alunos que é uma ferramenta de pesquisa, porém que não é a única, podendo nos auxiliar nas tarefas diárias. É uma fonte de pesquisa de fácil acesso, mas que devemos ter o cuidado para não seguirmos a risca, procurando despertar o espírito crítico que há em cada um.
Elaboração de Projetos
A internet deve ser utilizada com consciência pelos alunos e também por aqueles que solicitam a busca por informações utilizando pesquisas. Com lemos no início do artigo, não adianta aceitar “cópias” como produto de pesquisa se a única diferença da cópia via internet das antigas enciclopédias é a impressão!
ResponderExcluirAnalisar informações está inteiramente ligada ao desenvolvimento da criticidade dos indivíduos envolvidos na trama da aprendizagem. Como formar cidadãos se estimularmos a simples reprodução?
Turma ITE - Tarde
Atualmente a internet esta inserida em nosso cotidiano. Os alunos estão a todo momento cercado por esse mundo de informações e muitos não sabem utilizar corretamente, principalmente nas pesquisas onde copiar e colar é inevitável .Assim os trabalhos torna-se apenas meros plágios . A orientação do professor e fundamental, no intuito de modificar essa conduta tornando o ato de pesquisar um momento de aprendizagem significativa e reflexiva na formação do aluno crítico.Aline Miranda - Elaboração de projetos.
ResponderExcluirPatrícia Garcia-Os alunos necessitam de mediadores em suas pesquisas feitas na internet, pois a maioria nâo estão preparados em ler autores variados e só depois escrever sua pesquisa. A maoria deles, colam e copiam reproduzindo textos da internet. É de nossa responsabilidade, como educadores orientá-los e motivá-los a escreverem seus próprios textos.
ResponderExcluirÉ muito importante para o docente se familiarizar com as novas tecnologias. O trabalho com esses recursos em sala de aula é muito significativo para os alunos, pois está relacionado com a realidade que vivemos. É preciso desenvolver nossa atuação profissional juntamente com as novas tecnologias educacionais.
ResponderExcluirOs softwares educacionais são recursos que podem melhorar o desempenho dos alunos em disciplinas escolares, além de dar informações que os ajudarão a entender o mundo que os cerca. Alguns são de entretenimento outros com matérias do currículo escolar. Sabemos que usar a INTERNET para educar é muito divertido e faz com que as crianças adquiram aptidões de aprendizado que utilizarão ao longo da vida, dentro e fora da escola.
ResponderExcluirOs recursos de informática estão agilizando e simplificando os trabalhos mais rotineiros e já chegam aos lares de muitas famílias. Por esse motivo precisamos contar com a colaboração de todo corpo docente para que acompanhe a tecnologia, se atualizando, apresentando o material aos alunos de forma lúdica e interativa, incentivando a leitura e a realização das atividades sugeridas nos programas educativos, pois temos certeza que a escola exerce importante função social na construção de um mundo mais humano e cidadão diante desta nova realidade. A educação tradicional já não existe sem a utilização desta tecnologia.