segunda-feira, 13 de setembro de 2010


COMO ESCOLHER UM SOFTWARE EDUCACIONAL


SOFTWARE EDUCACIONAL COMO APOIO À APRENDIZAGEM: DESAFIO AO PENSAMENTO DO APRENDIZ

- O software agrega valor à capacidade de aprender e de perguntar?
- Possibilita simulações e interações?
- Contribui para a análise e teste de hipóteses?
- Apresenta indicadores para auto-avaliação?
- Proporciona atividade independente?

CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE SOFTWARE EDUCACIONAL

- Conhecer características e funcionamento
- Saber quais resultados podem ser esperados
- Adequação a objetivos e público
- Comparação com outras opções
- Análise da relação custo x benefício
- Análise dos impactos na motivação e da capacidade de gerar perguntas pelos alunos.

Referência: FÓSCOLO, Ivan Bastos. Como escolher um software educacional. 2000. Pedagogia em Foco. Disponível em:http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu02.htm. 

8 comentários:

  1. Acho que isso depende muito de cada pessoa e o seu método de ensino,o que pode ser bom para um pode não ser tão satisfatório para o outro.
    O que temos que ter em mente é como queremos que os nossos alunos aprendam e fazer da melhor maneira possível,procurando meios de estímulá-los , tornando o ambiente de aprendizagem dinâmico.I.T.E.(tarde)

    ResponderExcluir
  2. Acho que a escolha de um bom software deve passar principalmente pelo interesse e o retorno que o aluno pode dar e o que vai lhe acrescentar em termos de aprendizagem.
    Marilania - ITE - tarde

    ResponderExcluir
  3. Creio que essas observações a cerca da escolha do software educacional adequado seja válida. Devemos observar com cuidado essas escolhas, pois somos nós que estaremos direcionando aos alunos o que será bom para os mesmos utilizarem.
    Luciana (ITE tarde)

    ResponderExcluir
  4. Uma pesquisa sobre a utilização do software, o que ele lhe oferece, quais os beneficios, de que forma aplica-lo, seria um bom começo, pois a escolha do software deve ser feita visando desenvolver um projeto de acordo com a sua necessidade. Pois o educador sera o mediador durante as aulas.
    Claudia- ITE- tarde

    ResponderExcluir
  5. O planejamento faz parte da prática docente. Como qualquer recurso que será utilizado na aula, os softwares merecem também uma atenção especial. Ter clareza na sua escolha e o domínio de suas possibilidades são critérios fundamentais para uma utilização consciente!
    O professor utilizará estas ferramentas como coadjuvantes em sua aula, por este motivo, deverá conhecer este instrumento para ir além do que o software lhe oferece.

    Turma ITE - Tarde

    ResponderExcluir
  6. Como todos nós sabemos, a era da globalização, as tecnologias são uma realidade vivenciada por todos nós. Hoje é quase impossível separar educação e informática (internet), e este é um recurso, uma ferramenta que pode ser poderosa no auxilio da aprendizagem do aluno, além de criar oportunidades de vínculos, interação entre professores e alunos.

    As novas tecnologias são ferramentas extraordinárias para nós educadores. Através dela temos vastos e variados conteúdos, porém para que usemos essa ferramenta com discernimento é necessário um olhar atento do que é confiável e do que é descartável. Essa triagem é de suma importância para que nós possamos trabalhar com as nossas crianças com conceitos verdadeiros e aplicáveis no dia a dia.

    ResponderExcluir
  7. Devemos ser criteriosos ao avaliar um software educacional, pois na verdade ele será uma ferramenta que nos ajudará a proporcionar nossos alunos meios de ampliar seus conhecimentos. Temos que levar em consideração o público que usará o software, bem como todo o processo educativo, para relacionar qual o software mais adequado a cada etapa do processo. Verificar a qualidade do mesmo também é um fator primordial. Enfim, são vários critérios que devemos adotar para escolher o software que irá ser coerente com as propostas pedagógicas que adotamos.
    Marisa Gonçalves - ITE – tarde

    ResponderExcluir
  8. Ana Claudia Ximenes
    Os softwares educacionais são recursos que podem melhorar o desempenho dos alunos em disciplinas escolares, além de dar informações que os ajudarão a entender o mundo que os cerca. Alguns são de entretenimento outros com matérias do currículo escolar. Sabemos que usar a INTERNET para educar é muito divertido e faz com que as crianças adquiram aptidões de aprendizado que utilizarão ao longo da vida, dentro e fora da escola.
    Os recursos de informática estão agilizando e simplificando os trabalhos mais rotineiros e já chegam aos lares de muitas famílias. Por esse motivo precisamos contar com a colaboração de todo corpo docente para que acompanhe a tecnologia, se atualizando, apresentando o material aos alunos de forma lúdica e interativa, incentivando a leitura e a realização das atividades sugeridas nos programas educativos, pois temos certeza que a escola exerce importante função social na construção de um mundo mais humano e cidadão diante desta nova realidade. A educação tradicional já não existe sem a utilização desta tecnologia.

    ResponderExcluir