Participe do fórum no Portal do Professor:
Sabemos o quanto a rápida evolução das Tecnologias de Comunicação e Informação – TIC tem transformado o cotidiano da escola e das crianças e adolescentes. Para desfrutar das muitas oportunidades trazidas pelas TIC é preciso educar para um uso responsável, crítico e consciente dos riscos. Nos parece urgente discutir alternativas pedagógicas que auxiliem no trabalho com os temas: sexualidade na era digital; Ciberbullying; exposição da intimidade e acesso à conteúdos impróprios e violentos. Estes são temas transversais e precisamos desmistificar a ideia de que segurança na Internet é assunto apenas do professor de informática ou especialistas. Discutiremos a utilização dos recursos pedagógicos criados pela SaferNet para este tema (vídeos, histórias em quadrinhos, reportagens e sugestões de aulas disponíveis no Portal do Professor), desejando estimular a criação de novos recursos e projetos a partir deste Fórum.
De extrema importância esse tema! Não é uma tarefa só do professor de Informática, mas envolve toda a escola e a família também. É necessário conscientizar os jovens (e adultos também) da responsabilidade pelo que é postado e/ou acessado na grande rede - ideias distorcidas são disseminadas e o que deveria ser utilizado para o bem, para a cultura e ampliação do aprendizado ou comunicação, acaba sendo fonte de conteúdos totalmente inadequados.
ResponderExcluirDesenvolver ações voltadas para a "semeadura" da Ética, também na internet, se faz urgente e sempre atual. É pensar e agir dentro dos "Dez Mandamentos":
Os 10 mandamentos de Ética da Internet
1. Não deverá utilizar o computador para prejudicar terceiros;
2. Não deverá interferir com o trabalho informático de terceiros;
3. Não deverá vasculhar os ficheiros informáticos de terceiros;
4. Não deverá utilizar o computador para roubar;
5. Não deverá utilizar o computador para prestar falsos testemunhos;
6. Não deverá utilizar ou copiar software pelo o qual não pagou;
7. Não deverá utilizar recursos informáticos de terceiros sem autorização;
8. Não deverá apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros;
9. Deverá pensar nas consequências sociais daquilo que escreve;
10. Deverá utilizar o computador com respeito e consideração por terceiros.
(Fonte: http://www.espacosinternet.pt/?&accao=pagina&eid=47&idp=125)
Iasmine
cursista-NTM
As tecnologias realmente invadiram o mundo e, hoje, não conseguimos mais viver sem ela. Acho muito interessante quando o palestrante fala sobre uma nova relação da criança de hoje com a escola, já que essa criança moderna vive tecnologicamente.
ResponderExcluirNa minha realidade de sala de aula a internet ainda não é tão comum, porém mesmo assim o meu aluno já não se contenta com argumentos vagos e quer saber sobre assuntos que antigamente não interessava à criança.
Pedagogicamente estamos mais próximos do cidadão crítico e ativo que estudávamos na faculdade como objetivo da educação. Porém o caos nas escolas cresce a cada dia.
E por isso destaco o ponto de discussão sobre a internet ser uma opção de relação entre PESSOAS e desta forma questiono:
Como a internet está cooperando com a construção de valores ético e morais? Esta ainda é uma questão a aprender.
O palestrante fala de um assunto, que devemos tomar conhecimento e passar adiante, a segurança na internet.
ResponderExcluirDevemos informar ao aluno, o lados positivo e negativo da internet, não devemos proibir o uso, e sim monitorar e dialogar sobre seu uso, colocar limites e fazer com que os alunos não troquem o brincar por essa nova tecnologia.
Ana Claudia Ximenes
ResponderExcluirNos dias atuais em que os pais trabalham o dia inteiro e as vezes até durante a noite deixando seus filhos diante do computador por muitas horas é preciso conscientizar sobre as questões que geram o uso indevido destas tecnologias. Orientá-los quanto ao que deve ser acessado e nunca proibi-los porque a proibição causa curiosidade e se não aprende em casa com certeza vai aprender na rua com os colegas. Os professores por sua vez, deveriam criar debates vez ou outra sobre estes assuntos. Levando reportagens e questionando o que é certo ou errado. Refletindo sobre suas ações e o uso de forma adequada das tecnologias disponíveis tanto em casa ou na escola. Pois, a tecnologia está ai e não podemos fugir da realidade então precisamos encarar e orientar sobre os pontos positivos e negativos que a modernidade nos oferece.
É importante o dialogo dos professores e também dos pais com as crianças e os adolescente sobre o uso da internet.Pois muitas vezes as crianças entram em contato com o perigo por pura falta de informação.Principalmente os adolescente que acham que sabem de tudo e são muito curiosos.Devemos mostrar que a internet é de extrema imporatancia e facilita o nosso dia a dia, mas que também temos que tomar cuidado com alguns sites.Isso ajudará muito para evitar futuros problemas tanto para os alunos como professores e também para os pais.
ResponderExcluirPatrícia Garcia:Se os alunos desde cedo começarem a usar a internet como ferramenta de auxílio em sua vida escolar, vão passar pela fase da adolescência, com todas as suas perguntas, sem ter a internet como fonte de respostas para suas dúvidas sobre sexualidade, e outros temas que deverão ser discutidos com auxílio de um professor mediador. Tenho certeza que os alunos que hoje estão com seus 6 anos de idade quando estiverem com seus 12 anos de idade, serão usuários com responsabilidade e cidadãos críticos da internet.
ResponderExcluirAline
ResponderExcluirConvivemos diariamente com a tecnologia , aprender utilizar para nosso beneficio e compreender
o uso da mesma é fundamental . Temos que utilizar com responsabilidade assim evitando exposições de informações que podem ser utilizadas para fins maliciosos . A segurança na rede deve ser um a tomada de atitude das famílias , escola e toda a sociedade . A orientação é necessária e a punição para quem utilizar com meios ilegais deve ser realizada com rigor .
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ fato que a tecnologia está cada vez mais presentes em nosso cotidiano, por este motivo temos que aprender como utilizá-la e tirar proveito dessa ferramenta tão importante. Mas é fundamental que tenhamos em mente que devemos usá-la com responsabilidade e segurança, para evitarmos problemas de exposições de dados que possam a vir nos prejudicar e denegrir nossa imagem.
ResponderExcluirDevemos orientar o aluno e até mesmo os nossos filhos, os lados positivos e negativos da internet, não devemos proibir, e sim monitorar e dialogar sobre seu uso, para que possam usufruir com segurança dessa ferramenta tão importante e imprescindivel nos dias de hoje.