quarta-feira, 18 de maio de 2011

A evolução e a educação

Será esta uma triste história? Dê a sua opinião em comentários.



Fonte: Youtube

O Mestre acordou, abriu os olhos e estranhou o lugar onde estava. Lembrou que saiu da sala de aula, escorregou, sentiu uma dor na cabeça e mais nada…
Passou a mão pela cabeça e sentiu o cabelo comprido. As mãos enrugadas. Coçou o rosto e sentiu uma longa barba…
Procurou o espelho e o susto foi maior ainda – ao invés de um jovem com trinta e poucos anos já doutor em Educação, viu um velho enrugado. Assustou-se e gritou.
Uma enfermeira apareceu e também gritou a todos que o Mestre tinha acordado…
Disseram que ele dormiu 60 anos. Não era mais 1947 e sim 2007…
O professor tinha milhões de perguntas a fazer. A mente treinada em metodologia da pesquisa tentou classificá-las por ordem de importância, mas eram muitas… Somente uma pergunta pareceu adequada: “- O que aconteceu com o mundo e com o Brasil nesses anos todos?”

Várias vozes começaram a repetir frases com palavras que não conhecia. Então, como um bom professor, perguntou: “- Há alguma biblioteca onde eu possa pesquisar nos periódicos o que aconteceu?”
Todos se entreolharam. Os que entenderam o que ele quis dizer sorriram…
Alguém sugere que ele precisa se distrair um pouco e põe na mão dele o controle remoto da televisão. O professor olha espantado para a caixinha cheia de botões e não sabe o que fazer. Alguém toma a caixinha e liga a TV…
Ele deu um salto para trás, ao ver a caixa acender e alguém aparecer de dentro dela, narrando cenas que aconteceram no outro lado do mundo…
A mente treinada a aprender do professor pensou.. “Calma, é apenas um cinema portátil”. E perguntou: “- Quando ocorreu isso?”
Ao vivo, naquele mesmo momento, responderam. Ele sentiu um calafrio percorrer a espinha; se não fosse uma pessoa esclarecida teria deixado escapar a palavra que veio à mente: mágica!
Perguntou novamente sobre a biblioteca e disseram para ele procurar na internet…
“- Internet?”, perguntou…
Sim, responderam, a rede mundial de computadores. Ele arregalou os olhos… “- Computadores?”
Explicaram e ele ficou meio ressabiado. Pediu para ler um jornal, mostraram-lhe blogs em um aparelinho aberto com tela colorida. O professor se assustou ao ouvir que cada um podia escrever o seu jornal. E que poderia comentar as notícias que lia. E discordar do jornalista e ali mesmo colocar a sua opinião…
Pediu então uma enciclopédia atualizada. Mostraram a Wikipédia (”é só clicar nas palavras sublinhadas”…). “- E quem escreve tudo isso?”, perguntou. Qualquer um, responderam, atualmente são mais de 290.000 colaboradores…

“- Mas quem controla tudo isso? Quem comanda o trabalho? Quem diz o que escrever?”. A resposta foi: ninguém e todo mundo…
O professor pulou da cama. Ou o mundo estava louco ou ele estava. Saiu correndo, deixou o hospital e chegou à rua… Quase foi atropelado. Dezenas de carros, mais do que ele já havia visto em toda a vida, todos ao mesmo tempo na rua, acelerando, freando, buzinando…
Ele correu desesperado, ainda com a roupa do hospital, um roupão aberto nas costas…
Então reconheceu um prédio algo familiar. Sujo, pichado, mas reconheceu uma escola, uma escola pública…
Dirigiu-se para lá, entrou esgueirando-se e foi para o último lugar seguro de qual se lembrava, a sala de aula…
Sentiu um certo conforto: a mesma lousa, o mesmo tipo de cadeiras, que pelo desgaste deviam ser exatamente as mesmas de seu tempo… Encolheu-se em um canto e ficou ali, tentando colocar as idéias em ordem.
De repente entram os alunos, numa algazarra tremenda. O Velho Mestre enrubesceu…
Entra então o professor daquela turma, que tem um certo trabalho para controlar a classe e começar a aula. O Velho Mestre parece o único a prestar atenção…
Ele percebe que, apesar da falta de atenção dos alunos, apesar da falta de disciplina, a aula era exatamente igual àquela que ele ministrava….
Respira fundo aliviado e pensa: “Graças a Deus alguma coisa não mudou. Pelo menos a Educação no Brasil continua a mesma de 60 anos atrás!”

5 comentários:

  1. É sim uma triste história, pois apesar do grande crescimento da tecnologia com o passar dos anos a educação não acompanhou esse crescimento,ficou estgnada, ou seja parada no tempo.Nos prosessores temos que nos atualizarmos o tempo todo para acompanharmos esse grande crescimento das tecnologias,e levarmos esse recursos tecnológico para as salas de aulas.

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  2. Realmente o mundo mudou muito, a globalização está ai, mais a educaçao continua a mesma, apesar de vários recursos. O que devemos fazer como professores e tentar mudar um pouco está história, nos informando mais e levando para dentro da sala de aula esses novos conhecimentos

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  3. Patícia Garcia: ENQUANTO O MUNDO VIVE CONSTANTES MUDANÇAS E AS TECNOLOGIAS ULTRAPASSANDO O TEMPO REAL DAS COISAS, INFELIZMENTE ENCONTRAMOS A MESMA ESCOLA. A EDUCAÇÃO NÃO CONSEGUE ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA.

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  4. É sem dúvida uma triste história. Mas, nós professores ainda podemos reverter esta história. Levando o conhecimento e utilizando das ferramentas tecnológicas em nossas sala de aulas. Não devemos ficar lamentando de braços cruzados, temos que tocar bola pra frente. Precisamos nos atualizarmos também. Estar sempre buscando novos caminhos para uma aprendizagem mais eficaz.

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  5. nfelizmente a educação não é prioridade em nosso pais . Essa desigualdade pode ser vista
    na escola que exclui o aluno de um ensino que acompanhe os avanços tecnológicos, nos governos que não investe de forma eficaz na educação e a sociedade que se omite na luta pelos seus direitos .
    Somente quando todos se conscientizar que um país necessita de uma educação de qualidade sera possível uma sociedade igualitária rumo ao desenvolvimento não apenas das maquinas mas de pessoas.

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