quinta-feira, 24 de março de 2011

O melhor do computador


Só ter equipamentos na escola não basta. Confira aqui o que ajuda no aprendizado e o que serve apenas para agradar aos pais

Quando perguntados sobre quais atividades extracurriculares gostariam que a escola oferecesse, os pais de estudantes de escolas públicas da capital paulista foram categóricos: cursos de computação, disseram 36% dos entrevistados. Os dados da pesquisa - realizada pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial em parceria com a Fundação Victor Civita - revelam a expectativa que há em torno da sala de informática. Porém apenas ter um espaço bem montado não basta. 

"A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Usar o computador somente para ensinar programas de informática é desperdício", diz o pedagogo Wagner Antônio Júnior, coordenador do Projeto de Apoio Pedagógico Informatizado da Faculdade de Agudos, a 410 quilômetros de São Paulo. O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham foco e fazer do laboratório uma extensão da sala de aula. Para isso, a internet nem sempre é imprescindível. José Junio Lopes, coordenador do laboratório de informática do Colégio Joana D’Arc, em São Paulo, exemplifica: "O aluno pode fazer apresentações em slides, usar editores de texto e elaborar planilhas e gráficos. Essas ferramentas de aprendizado não requerem a rede mundial de computadores". 

Com ou sem a rede, o fato é que o planejamento é fundamental. "Definir as ações que serão feitas no computador é tão importante quanto ser criativo na hora de elaborar a aula", salienta a professora Antonia Lucélia Mariano, de Juazeiro do Norte, a 565 quilômetros de Fortaleza, ganhadora do prêmio Educarede de Internet e Inovação Pedagógica, promovido pela Fundação Telefônica. 

Para ajudá-lo a planejar e acabar com os equívocos sobre o uso do computador na sala de aula, NOVA ESCOLA elaborou os quadros da página ao lado. No primeiro, estão atitudes e procedimentos para fazer do computador um aliado. No segundo, os que comprometem qualquer projeto de informatização escolar.


Assim dá certo

1 Escolher conteúdos 
Eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados na sala de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta mais seguro na hora da aula. 

2 Selecionar programas 
Com o conteúdo escolhido, é hora de encontrar os programas e sites mais apropriados para atingir as metas de aprendizagem. Se a aula é de redação, um editor de textos é uma boa opção. 

3 Fazer o roteiro da aula 
Todas as atividades precisam ser bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualização do conteúdo estudado e de troca de informações. Isso evita a dispersão. 

4 Incentivar a interação 
Os alunos devem interagir para construir conhecimento. Para tanto, que tal criar blogs, e-mails e fóruns? 

5 Usar jogos educativos 
Os desafios propostos pelos softwares e jogos virtuais estimulam os jovens e complementam a aula de forma lúdica. 

6 Explorar o audiovisual 
A internet e os programas educativos oferecem vídeos e animações que favorecem o aprendizado. Use-os! 

7 Permitir que o aluno crie 
Publicar textos em blogs ou sites e fazer apresentações em slides torna o estudante produtor de conteúdo e de conhecimento. 

8 Evitar a desatenção 
Para a turma não perder o foco da aula, vale bloquear o acesso a sites de relacionamento, salas de bate-papo e programas de mensagens que não sejam coerentes com o conteúdo ensinado. 

9 Criar espaço lúdico 
Todos precisam ficar à vontade na sala de informática. Por isso, coloque nas paredes cartazes, mapas, ilustrações e trabalhos dos alunos, criando um ambiente acolhedor e rico em informações. 

10 Preparar-se bastante 
Você se sentirá mais seguro na sala de informática se aprender a usar a máquina, a internet e os programas básicos. Além disso, terá melhores resultados.

Assim não dá

1 Dar aula só de informática 
O objetivo das aulas na sala de informática não deve ser formar técnicos, mas melhorar o aprendizado. Por isso, evite o uso do espaço apenas para ensinar a operar programas. 

2 Não ter planejamento 
A falta de objetivos claros faz com que tanto professor como alunos percam o foco, comprometendo o aprendizado. 

3 Achar que a turma sabe tudo 
Embora os jovens sejam espertos quando o assunto é informática, é um erro supor que todos dominem as ferramentas com a mesma destreza. Não deixe de ensinar como operar os programas básicos. Dessa forma, os menos plugados conseguirão acompanhar as aulas. 

4 Usar a sala para distração 
Computador na escola tem de estar voltado somente para a aprendizagem. Se a garotada usar o laboratório no período entre aulas, vai associá-lo somente ao lazer.

5 Liberar o entretenimento 
Sites de relacionamento, download de músicas e jogos eletrônicos dispersam o aluno durante a aula 

6 Deixar os alunos sozinhos 
Sem mediação, eles iniciarão bate-papos e ainda poderão acessar conteúdos impróprios. 

7 Censurar demais 
Se for para encontrar páginas e ferramentas sobre o tema da aula, não cerceie a liberdade da turma na hora de navegar na internet. 

8 Ter poucas máquinas 
As atividades ficam prejudicadas quando os estudantes não usam o computador de forma igualitária. O ideal é ter um equipamento para cada dois alunos. Assim, todos terão a chance de operá-lo durante a aula. 

9 Ver o micro como rival 
Se você tiver medo da tecnologia e dos avanços que ela traz, jamais vai enxergá-la como uma fonte de conhecimento e informação. Quando bem utilizada, a tendência é que ela vire aliada, em vez de concorrente. 

10 Usar equipamento ruim 
Computadores muito lentos e defasados sempre causam frustração e perda do interesse por parte dos alunos. Evite-os.



34 comentários:

  1. Gostei muito desse documentário, pois influencia as escolas a terem salas de informática e ensina aos professores como organizar o laboratório incentivando aos alunos a navegarem de forma correta, não usarem a internet somente para os interesses próprios etc.

    Bruna Pires

    ResponderExcluir
  2. Esse texto é super interessante porque fala como a tecnologia é importantena educaçao nos dias atuais .

    Jéssica Santoos

    ResponderExcluir
  3. eu achei bem interessante porque o texto mostra como a tecnologia é bom para educação porque os professores podem deixar asaulas bem interessantes nos laboratórios de imformatica
    a aula fica bem dinamicae os alunos são incentivados a fazer os trabalhos em formas de slides
    eu achei bem interessante!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse documentário é muito interessetante,pois nos ajuda a trabalhar de uma maneira correta com nossos "futuros" alunos e assim organizar melhor as aulas.e ajuda também aos alunos,pois a internet é um meio de comunicação bem amplo e tem para todos os gostos!

    Juliana Fragoso

    ResponderExcluir
  5. Achei super interessante, pois nos mostra como é fácil alear a criatividade e o computador as aulas, é uma extensão que possibilita ao professor avaliar o desempenho do aluno, e para o aluno é uma novidade que o motiva a buscar o computador não somente para jogos, orkut, aprende que o mesmo também serve para trabalhar o “saber” tornando os mais dinâmicos.

    ResponderExcluir
  6. O uso de computadores para dar aula, facilita e muito quando bem utilizado pelos professores já capacitados para isso e muito melhor para os alunos, afinal muitos dos mesmos infelizmente só pode ter acesso em momentos dentro da escola. Há a necessidade dos professores de serem mais dinâmicos e levar novidades utilizando tal mídia.

    ResponderExcluir
  7. O texto é interessante, pois nos mostra como é fácil elaborar aulas criativas. A sala de informática é uma extensão que possibilita ao professor avaliar o desempenho do aluno que vai se sentir motivado com o conteúdo.
    Fabianne - UNIFESO

    ResponderExcluir
  8. O computador deve de fato ser utilizado auxiliando na aprendizagem através de atividades. Mostrando assim aos alunos as infinitas possibilidades que se pode obter desses recursos.

    ResponderExcluir
  9. A sala de informática pode ser uma aliado no ensino-aprendizagem, pois tornam as aulas mais dinâmicas e interessantes, afim de que os alunos possam ter prazer de participar das aulas, e consequentemente uma assimilação melhor do conteúdo.

    ResponderExcluir
  10. Assim como qualquer outra aula, as atividades realizadas no laboratório de informática devem ser bem planejadas, oferecendo aos alunos meios para que desenvolvam a sua criatividade e adquiram novos conhecimentos, e cabe ao professor propiciar essa interatividade de uma forma dinâmica e produtiva.

    ResponderExcluir
  11. E muito interessante pois, não só ajuda como facilita a interação do aluno e do professor, fazendo com que sejam apresentados dentro de uma sala de informatica conteúdos que demostrem interesse aos alunos favorecendo assim, o seu aprendizado e conhecimento.

    Thainá

    ResponderExcluir
  12. O texto nos mostra como devemos usar a tecnologia em nosso prática de ensino. Achei muito omportante, pois o laboratório de informática deve ser mais explorado por nós professores, devemos perder o medo e elaborar aulas atrativas e com ensino eficaz.

    Edenir Faria

    ResponderExcluir
  13. O texto é muito informativo, nos mostra que as aulas de tecnologias não devem ficar só nas aulas de como usar a informática, mais sim,conhecer, saber manusear, explorar as diversas ferramentas que ela nos oferece. Basta orientá-los para que eles possam usa-las com sabedoria.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o texto exposto no blog.
    O computador deve ser utilizado como uma ferramenta a mais para a educação á fim de favorecer o aprendizado através de uma forma inovadora. Nada adianta a utilização desta ferramenta sem aumentar o estímulo e um maior conhecimento dos alunos.

    ResponderExcluir
  15. O artigo aborda de forma objetiva os problemas que são encontrados para se trabalhar com LIEDs em escolas... Dá dicas úteis também. Mas enquanto não houver um melhor direcionamento para que se efetive essa prática, prevendo, inclusive, reciclagem e preparação dos profissionais, assistência técnica e melhoramento no hardware, uma parcela significativa do que poderia ser feito fica comprometida...
    Iasmine - cursista NTM

    ResponderExcluir
  16. O texto mostra como o professor trabalhar com os computadores dentro das escolas , por isso esse texto é tão interessante. Pois não adianta termos a possibilidade de darmos uma aula melhor para o nosso aluno com a ajuda das vàrias ferramentas que o computador nos proporciona e o professor não saber usar e aproveitar e qualificar nossos alunos.
    Ceciliana- UNIFESO

    ResponderExcluir
  17. O texto mostra como utilizar o laboratório de forma eficaz, e o professor deve usar essa ferramenta para tornar as aulas mais dinâmicas e permitir que os alunos conheçam outras formas de adquirir conhecimento e até mesmo outras formas de interagir com seus colegas e professores.

    ResponderExcluir
  18. O texto dá ótimas dicas sobre o que dá certo e o que não dá numa aula na sala de informática. Os professores já não podem mais reclamar da falta de conhecimento para utilizar as tecnologias... temos ótimos cursos oferecidos gratuitamente para quem se dispõe a aprender! Nossos alunos já nascem conectados, não dá para querer ensiná-los da mesma forma que aprendemos tantos anos atrás. Todos saem ganhando com o uso das tecnologias na educação!

    ResponderExcluir
  19. As dicas da revista Nova Escola podem parecer tolas, mas são importantes para orientar o professor que tem receio em levar seus alunos ao laboratório de informática.A primeira dica é, no meu ponto de vista, a mais importante, pois dismistifica a ideia de que todo professor tem que ser um técnico em informática para levar seus alunos ao laboratório.O que vale são objetivos claros e estratégias bem definidas.Claro que precisamos de boas máquinas.

    ResponderExcluir
  20. O texto é interessante e informativo, pois as aulas no laboratório de informática não é para formar técnicos e sim, uma forma de dinamizar as aulas e melhorar o aprendizado dos alunos.
    Cléuma Costa

    ResponderExcluir
  21. THAIS FREITAS DA SILVA.

    Bom,é bem legal esse texto pós nos mostra formas interessantes de dar uma aula e dicas para tornar-se bem significativa saindo um pouco do espaço sala de aula.

    ResponderExcluir
  22. Achei bem interessante o texto pois ele nos mostra que nós professores devemos também usar bem o laboratório de informática pois ele nos dá ótimas dicas como elaborar um trabalho com a turma em sala de aula e isso nos ajuda na interação do professor.

    Jesiane de oliveira
    curso le tarde
    professora:JANAÍNA

    ResponderExcluir
  23. Patrícia Garcia disse:
    Foi abordado neste tema, problemas relacionados com as espectativas dos pais e dos alunos com o TIC. Os alunos querem aproveitar a rede social que a informática e internet oferece e já os pais se preocupam com a educaçâo prática: curso de informática. Concordo que os laboratórios de informática devem ser utilizadas para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares, sendo mais uma ferramenta de aprendizagem curricular dos alunos.
    Patrícia Garcia- curso LE Prof: Janaina

    ResponderExcluir
  24. O tópico mais pertinente, em minha opinião, foi aquele sobre ver o computador como rival.
    Às vezes nossa aula fica toda comprometida por usarmos um arquivo muito pesado e travar a máquina ou por ter um dia de programa lento.
    O melhor é entender que isso pode acontecer e ter o plano B na cabeça.

    ResponderExcluir
  25. Ana Claudia ximenes - curso TICS

    Precisamos estar atentos às novidades para que possamos acompanhar a modernidade. Assim, estaremos levando aos nossos alunos o que de mais importante está acontecendo em tempo real. o mundo moderno não pára e nós também não podemos parar no tempo e nem no espaço.

    ResponderExcluir
  26. MARIA HELENA Curso TIC's
    Como foca o texto o objetivo dos laboratórios de informática nas escolas não é para formar técnicos e nem para ensinar sofware, e sim para serem utilizados como um aliado aos conteúdos curriculares.
    Logo, para que haja uma boa interação entre os laboratórios e os conteúdos um bom planejamento é fundamental. Quando os objetivos pedagógicos são pre estabelecidos e bem definidos o desenvolvimento do planejamento poderá atingir melhores resultados.

    ResponderExcluir
  27. O computador pode e deve ser utilizado como um recurso tecnológico no desenvolvimento do trabalho pedagógico com os alunos, sendo um aliado no processo de ensino-aprendizagem desde que seu uso seja submetido a um planejamento prévio relacionando os conteúdos aos programas que podem ser utilizados.

    ResponderExcluir
  28. O educador deve estar sempre atualizado, sem temer as novas tecnologias, pois elas são nossas aliadas na aplicação de conteudos, basta que o educador saiba como utilizar esse novo metodo de ensino. Sabemos que sem planejamento, escolha adequada de conteudos,interação com os alunos, conhecimento da aula a ser aplicada,etc... Fica inviavel o sucesso da aula. E isso tambem acontece com as aulas de informatica. Vale resaltar a importancia do educador estar sempre participando dos cursos de capacitação.

    ResponderExcluir
  29. O computador é uma ferramenta eficiente na pratica escolar se usada da maneira correta e de forma planejada.Também é fundamental a capacitação dos profissionais e equipamentos para todos.
    Tatiana F. Lau.

    ResponderExcluir
  30. É impossível, nos dias de hoje, deixar de dar a devida importância ao valor que o computador pode ter em sala de aula como recurso pedagógico para o trabalho com os alunos, são inúmeras possibilidades de atividades que ele pode oferecer estando ou não conectado à internet, é por isso que não há razões para deixar de utilizá-lo, basta um pouco de criatividade e planejamento. Samantha.

    ResponderExcluir
  31. Nos dias atuais temos o dever e obrigação de acompanhar as novas tecnologias, nos aperfeiçoando através cursos que nos levem à uma forma inovadora de realizarmos o nosso trabalho. O texto mostra como o professor deve trabalhar com a tecnologia dentro da escola, utilizando as diversas ferramentas que são oferecidas, o educador deverá saber utilizá-las, para planejar e escolher os conteúdos adequados que deverão ser utilizados nas aulas a serem aplicadas, por este motivo ele é um grande aliado no processo ensino-aprendizagem. Rosângela Gallo

    ResponderExcluir
  32. michelle s. sampaio
    O texto nos mostra que devemos estar sempre plugados na tecnologia fazendo downloads nas diversas tecnicas lançadas diariamente no espaço virtual e que a metodologia tradicional e a atual andam juntas podem ser aplicadas ao nosso cotidiano em sala de aula.
    michelle s. sampaio

    ResponderExcluir
  33. O texto e bem interresante, nos ensina como devemos utilizar o computador a nosso favor, no nosso dia a dia (dentro da sala de aula) , mais não esquecendo de propiciar ao alunos conhecimento e diverção através de um planejamento bem elaborado.

    ResponderExcluir
  34. O texto aborda o uso do computador na sala de aula de forma consciente e organizada.É necessário planejar para que o resultado seja eficaz . Podemos também utilizar esse recurso para dinamizar os conteúdos explorando ao máximo a tecnologia , possibilitando a integração do lúdico em todas as séries .

    ResponderExcluir