terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Uma Gota no Oceano: Ciência e Tecnologia a favor da Educação

Uma gota no oceano: projeto treina professores para ensinar ecologia marinha
Danielle Kiffer
    
         
As questões relacionadas ao meio ambiente configuram um desafio urgente e crucial para a sociedade contemporânea. Preocupada com as questões ambientais, a pesquisadora Susanna Eleonora Sichel, professora do Departamento de Geologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), desenvolveu o projeto “Um convite à oceanografia: divulgação para as escolas" para difundir entre estudantes do ensino médio e fundamental conhecimento sobre o funcionamento dos oceanos e sua interação com a atmosfera. Todo um conteúdo programático foi adaptado para CD, apostilas, aulas e fotos. E contou também com trabalho de campo para treinamento. O projeto, bem como todo material didático, foi elaborado em conjunto com uma equipe multidisciplinar de oceanógrafos, geólogos, biólogos, ambientalistas, geógrafos e matemáticos, que incluiu Thaís Cristina Vargas Garrido e Akihisa Motoki, ambos geólogos do Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Davi Canabarro Savi do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e Janaína Almeida da Costa Silva, geógrafa e professora da rede municipal de Teresópolis. O projeto foi apoiado pela FAPERJ por meio do programa de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro.
No CD, as aulas adaptadas abordam temas desde a origem dos oceanos até suas perspectivas futuras, passando por poluição, mudanças climáticas e riquezas do mar. "Nosso principal público-alvo está nas escolas: professores e estudantes, que são as duas faces da moeda para a formação de novas gerações capazes de enfrentar e amenizar os desafios de uma natureza agredida", afirma Susanna. O CD foi distribuído nas escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, e Niterói, e os professores de escolas de Teresópolis, Arraial do Cabo e Cabo Frio que se interessaram pelo trabalho também receberam treinamento da equipe. 

Treinamento especial

O estudo contou ainda com o apoio da Marinha do Brasil, que cedeu o espaço do IEAPM, em Arraial do Cabo, para realização de palestras para 40 professores da região, no início do projeto, em 2008. Na ocasião também houve um trabalho de campo em embarcação, que saiu da Praia dos Anjos à Ilha de Cabo Frio, durante a qual geólogos e profissionais do IEAPM explicaram como se formaram as composições rochosas das praias, sua idade geológica e os tipos de sedimentos nas areias, entre diversos assuntos. Outro trabalho de campo, no navio NoC Antares, levou professores de Teresópolis pela Baía de Guanabara, até a Barra da Tijuca. Durante o trajeto, foram feitos todos os procedimentos comuns em um navio oceanográfico, como a coleta de água para avaliação da temperatura em diversas profundidades e análise da areia do fundo do mar. "Nestas excursões, pudemos perceber o quanto nosso trabalho poderia dar certo, diante da empolgação dos professores que participaram do treinamento", conta Thaís. 

Semeando consciência

Em Teresópolis, região serrana do Rio, onde as crianças e adolescentes comumente têm pouco contato com o mar, o resultado da distribuição do material didático foi melhor do que o esperado. "Apresentei o projeto a diversas escolas em reuniões pedagógicas com os professores. E eles começaram a desenvolver o trabalho com os alunos de formas diferentes", conta Janaína. Ela conta que, em uma das escolas, foi apresentado o vídeo do desenho Espanta Tubarões, da DreamWork Animations, para que alunos entre 6 e 10 anos, do ensino fundamental, pudessem, de maneira lúdica, entender a cadeia alimentar no mar. "Foi fantástico. As crianças viram o vídeo e depois foram para o laboratório de informática aprofundar seu conhecimento em pesquisas. Com o que descobriram, fizeram cartazes com desenhos e pequenas animações num programa de computador." As pesquisas na internet levaram as crianças a um outro tema. "Ao entrarem no site do projeto Tamar, descobriram a reciclagem do lixo da praia. Os alunos se envolveram de tal forma que ficaram estimulados a reciclar o lixo na própria escola em lixeiras de cores diferentes. Acaba sendo um trabalho interdisciplinar", explica.
A experiência em outra escola pública de Teresópolis também foi surpreendente. Alunos de 8 a 10 anos fizeram uma excursão ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde fica a nascente do rio Guapimirim e do rio Paquequer. No passeio, eles acompanharam o rio Paquequer até o centro da cidade. "No trajeto, as crianças puderam ver a sujeira do rio e ter consciência de que toda aquela poluição vai direto para suas casas, e que o trajeto inverso feito pelo rio Guapimirim leva o mesmo tipo poluição direto ao mar. Elas então partiram para uma pesquisa na internet e, com as fotografias tiradas durante o passeio, montaram uma fotonovela, narrando o que aquele trabalho de campo significou para elas", detalha Janaína. Segundo a professora, o passeio foi rico em observações: ao ver uma aranha, um inseto ou algo diferente na água, por exemplo, eles fotografavam, constatando os exemplares de toda fauna e flora do parque e produzindo material que mais tarde foi reunido e elaborado pela turma inteira.
           
Para Janaína, o resultado não poderia ser melhor. "Uma das imagens do CD é a foto de uma tartaruga marinha envolvida por um saco plástico. As crianças ficaram muito impressionadas em saber que o saco plástico que jogam no rio ou fora do lixo pode ir tão longe e ter um final tão ruim como o que foi visto na fotografia. A partir do trabalho, houve um despertar de consciência impressionante", relata. Em conversa com os professores e a turma, a pesquisadora conta que ouviu comentários, como: "Não posso jogar lixo no chão nem no rio, pois as consequências são maiores e piores do que eu poderia imaginar." "Eles viram que, se não há mata ciliar, aumenta o perigo de enchentes; se não tem saneamento básico, além da saúde dos moradores, a própria moradia pode ficar em risco", diz.
Novos horizontes

O estudo fez tanto sucesso que acabou sendo discutido com profissionais da terceira idade, que participavam de um workshopnuma escola de Teresópolis. "Todos ficaram interessados em conhecer as diversas causas de poluição no mar e se interessaram em entender como poderiam colaborar com a preservação dos oceanos e do meio ambiente, com a divulgação do material", fala Janaína. A repercussão do projeto chegou até a revista inglesa Inter Ridge News, que publicou um artigo a respeito. Susanna pretende dar continuidade à pesquisa, ampliando o material, com a inclusão de um maior número de assuntos, aumentando sua distribuição e também o treinamento de professores. "Nosso objetivo é formar cidadãos mais conscientes com a questão ambiental", finaliza.


© FAPERJ – Todas as matérias poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

45 comentários:

  1. Gostei muito da proposta do texto, há vários temas importantes que poderiam se trabalhados da mesma forma.
    Daiana Queiroz.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Adeline e achei impressionante as várias formas de chamar a atenção, das crianças quanto ao meio ambiente, de forma LÚDICA .

    ResponderExcluir
  3. Eu achei o texto bem interessante pois precisamos orientar as crianças de que jogar lixos na ruas
    e rios é prejudicial para todos pois com isso estamos polindo a água que vai direto para nossas casa, cada um tem que fazer sua parte.
    Mel

    ResponderExcluir
  4. Achei o trabalho muito interessante, pois a questão da interdisciplinaridade é fundamental, principalmente com a questão ambiental. Esse projeto deveria ser expandido e aplicado em todas as outras escolas com alunos de todas as idades, para que estes cresçam com o pensamento voltado a educação ambiental.


    Denise Silva

    ResponderExcluir
  5. Podemos observar que o projeto foi uma peça fundamental para as crianças se conscientizarem de que temos que cuidar do nosso planetas e para isso cada um tem que fazer sua parte...Áquila

    ResponderExcluir
  6. O projeto “ Uma gota no oceano” além de treinar os professores a ensinar ecologia marinha despertou aos alunos o interesse em diversos assuntos do cotidiano. Eles começaram a ter mais consciência de seus atos, viram como a poluição faz mal não só na cidade mas nos mares também.
    O que mais me chamou atenção nesse projeto, foi como a tecnologia ajuda fazer uma aula “chata” se tornar uma aula mais dinâmica e interessante.
    Bruna Pires (16 anos)

    ResponderExcluir
  7. Esse é um texto bem interessante e importante para sabermos como trabalhar esse assunto com as crianças.
    Hoje em dia, um dos assuntos mais discutimos mundialmente é sobre o reflorestamento das matas e a salvação de animais extintos.
    Esse é um assunto que antigamente não era muito trabalhado dentro da sala de aula,sendo que aumentou-se frequentemente as revoltas da natureza perante nós seres humanos,assim demonstrando a sua força.Cerca de aproximadamente 70% de animais raros são considerados extintos em nosso país, isto porque a fauna e flora que aqui no Brasil é considerada uma das mais ricas pelo mundo todo, infelizmente foi muito prejudicada por caçadores e fábricas que enriqueciam através da riquesa brasileira.
    Esse texto mostra através de um trabalho lúdico qual a importancia em cuidar dessas riquezas maravilhosas.A conscientização deve ser praticada logo quando crianças, pois assim aprenderão à importância da preservação de nossa natureza.Isto porque cada um tem que fazer sua parte para que no futuro possamos viver armoniosamente cuidando do que nos ajuda a viver,ou seja a natureza.

    Bárbara Mariane

    ResponderExcluir
  8. EU ACHEI O TEXTO MUITO BOM POIS NOS MOSTRA A IMPORTÂNCIA DE CUIDARMOS DO MEIO AMBIENTE DA FAUNA E DA FLORA PUDE OBSERVAR TAMBÉM QUE AS CRIANÇAS DEPOIS DE TEREM CONHECIDO MELHOR O MEIO AMBIENTE DESCOBRIRAM A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR E PROTEGE-LO.
    PERCEBI QUE DENTRO DA SALA DE AULA PODEMOS EXERCER TRABALHOS COM AS CRIANÇAS MOSTRANDO COMO É A NATUREZA E QUE ELA PODE NOS TRAZER MUITAS COISAS BOAS..PODEREI MOSTRAR PARA MEUS ALUNOS QUE OS ANIMAIS TAMBÉM SOFREM, COM AS QUEIMADAS,COM O DESMATAMENTO E PODEREI MOSTRAR PARA MEUS ALUNOS QUE DEVEMOS CUIDAR MELHOR DA NATUREZA DO MEIO AMBIENTE.
    HOJE EM DIA PODEMOS VER QUE CERCA DE 70% DOS ANIMAIS são RAROS POR CAUSA DA POLUIÇÃO E QUE O LIXO QUE JOGAMOS NOS RIOS,NAS RUAS,NOS MARES...SOFREM E OS ANIMAIS QUE VIVEM LA TAMBÉM SOFREM.
    DEVEMOS CUIDAR DA NOSSA RIQUEZA SENDO O NOSSO MUNDO,O NOSSO PAIS,A NOSSA CIDADE,A NOSSA TERRA DEVEMOS CUIDAR DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DA NATUREZA
    MAIS INFELIZMENTE AINDA VEMOS QUE HA MUITAS PESSOAS QUE AINDA DESMATAM,QUEIMAM MATAM NOSSAS ÁRVORES E INFELIZMENTE AINDA NO BRASIL CONTINUAM DESMATANDO E DEVEMOS CUIDAR DA NOSSA NATUREZA.

    jesiane de oliveira

    ResponderExcluir
  9. Interessante a matéria!!
    Ótima aula para os alunos!
    Interessante que dá pra trabalhar várias disciplinas.

    Célia

    ResponderExcluir
  10. achei maravilhoso ver que mesmo na serra os alunos se preocuparam com a poluição dos rios voltadas para o mar.

    zilcleia

    ResponderExcluir
  11. É de extrema importância estes tipos de trabalhos, o texto nos leva a uma análise de nossos atos como cidadão, percebemos que muitas vezes , nós educadores agimos de forma impensada quando sem perceber agimos totalmente ao inversos do que passamos para nossos alunos, o respeito ao meio ambiente em pequenas coisas do dia a dia.

    Ana Maria.

    ResponderExcluir
  12. Muito legal esse trabalho!!!
    Interessante o envolvimento dos alunos de Teresópolis neste Projeto. Por morarmos em uma região serrana achamos que eles não se envolvem com atividades que estão, de certra forma, distante da realidade deles.

    ResponderExcluir
  13. O Cd é importante para os alunos, para que eles possam conhecer melhor o meio ambiente,é importante também para que os alunos não joguem lixo no chão, nos rios, nas praias .Para termos um Mundo melhor .

    Jéssica Santoos

    ResponderExcluir
  14. “A importância do cd é que as aulas adaptadas abordam temas desde a origem dos oceanos até suas perspectivas futuras, passando por poluição, mudanças climáticas e riquezas do mar.”
    Ou seja,esse cd é importante para as escolas estarem passando este tipo de conteúdo para seus alunos entenderem melhor a situação que o nosso planeta vem passando,e quem sabe assim tentar melhorar o meio que os cercam.

    Juliana Fragoso

    ResponderExcluir
  15. A tecnologia ajuda as crianças a despertar o interesse no conteúdo, porque elas aprendem coisas diferentes do que elas aprendem no dia a dia, e esse tema é super interessante também para os professores que serve de base para outras exercícios que podem ser passadas aos alunos. Esse tema é interessante porque as crianças da região serrana não tem contato com o mar e isso desperta as curiosidades dos alunos
    guilherme

    ResponderExcluir
  16. Achei super interessante,pois o professor já tem o material em suas mãos é só saber fazer uso dele,
    além do mais o conteúdo do cd conscientiza e ainda ensina um pouco sobre o mar .

    Bruna

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito, pois além de facilitar as atividades do professor com aulas prontas, o cd trás a conscientização e a importancia do alunos saberem um pouco mais dos oceanos e a sua biodiversidade de uma forma lúdica.

    Leonardo Pereira.

    ResponderExcluir
  18. Comentário da aluna AMANDA DIAS - Curso Introdução a Tecnologia Educacional
    Como futura professora acho importante esses novos recursos pois além de prender a atenção do estudante dinamiza as aulas e ensina coisas novas como a preservação da natureza.
    AMANDA DIAS

    ResponderExcluir
  19. achei muito legal e muito interessante para nós e para os professores, com o cd ficar muito mas plartico para fazer as atividade e fazer uns plano de aula.

    ResponderExcluir
  20. muito bom ver como crianças tem tanto interesse pelo meio ambiente por saber o que pode acontecer com elas por nao cuidarem direito do meio que eles vivem
    Esse material foi otimo para criar cidadaos que sabem cuidar do seu meio e do meio de todos
    .........Victor...........

    ResponderExcluir
  21. Eu acho que a tecnologia nas escolas e bom para o desenvolvimento das crianças e para diversificar o processo de ensino e porque estimula a curiosidade dos alunos fazendo com que queiram saber cada vez mais. E o projeto ''Uma gota no oceano'' e um projeto bom para mostras como e importante se preocuparmos cada vez mais com o meio ambiente .E com a ajuda dos CDs e apostilas ajudam cada vez mais no ensino porque vai despertar cada vez mais o interesse dos alunos.
    Flavia Cunha

    ResponderExcluir
  22. Achei interessante esse projeto porque facilita o professor
    com as aulas adaptadas em CD e também ajuda crianças a se tornarem
    cidadãos de uma forma interessante.

    Thais Freitas da Silva

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que projetos como esse de conscientizar não só criança mais também adultos da importância de preservar o meio ambiente deve ser difundido cada vez mais , pois lá na frente teremos um meio ambiente bem diferente do que temos hoje! Eu acho que projetos como esse de conscientizar não só criança mais também adultos da importância de preservar o meio ambiente deve ser difundido cada vez mais , pois lá na frente teremos um meio ambiente bem diferente do que temos hoje e a natureza agradece! DEISE ANA BATISTA

    ResponderExcluir
  24. Meu nome é Rosiene foi muito legal saber que a terceira idade tambem se iteresa pela questão do meio abiente e pela saúde do mar tanto quanto as crianças.

    ResponderExcluir
  25. Desde o processo de levar os professores para conhecer na prática o que é ou foi feito até mesmo a prática com os estudantes fazem com que a educação pública dê um salto nas perspectivas governamentais. Tal projeto se torna fundamental e de excelência principalmente nas áreas biológicas.

    Sergio, L. P. S Aluno de Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  26. Uma gota no oceano – uma semente lançada no solo da consciência humana... Bela iniciativa de pessoas que já saíram do campo da discussão para a ação! Êxito na continuidade desse programa – esse despertar provocado, em colaboração com educadores, irá provocar mudanças positivas para se enfrentar os problemas ambientais.
    Iasmine Diogo – Professora de Matemática – cursista do NTM

    ResponderExcluir
  27. Uma gota no oceano- um trabalho maravilhoso, são projetos como este que precisamos para conscientizar mais e mais nossos alunos e principalmente a sociedade de um modo geral. Parabéns pela iniciativa!ELANE

    ResponderExcluir
  28. COMENTANDO O TEXTO UMA GOTA NO OCEANO

    Achei bem interessante o trabalho desenvolvido, pois trabalhou a realidade, tanto com os professores, quanto com o s alunos.
    A contextualização, fala mais que mil palavras.
    Os objetivos foram plenamente atingidos, de forma criativa, porém simples, tirando o aluno da sala de aula, mostrando-lhe o que é real no ambiente Teresopolitano, e levando-o a tomar posse de sua responsabilidade com o meio que o cerca.
    Os alunos conscientizaram-se de que o que fazem ao seu redor, toma grandes dimensões, como foi o caso do plástico que envolveu a tartaruga. Entenderam que o papel de preservação é de todos e não de apenas poucos.


    LUCIA HELENA DOS REIS- ORIENTADORA TECNOLÓGICA / CEPB

    ResponderExcluir
  29. Cada vez o tema Educação Ambiental precisa ser abordado nas salas de aula. O Projeto uma Gota no Oceano, é um belo trabalho que une profissionais de diferentes áreas, com o intuito de conscientizar a todos sobre a importância da preservação, oferecendo aos professores capacitação para trabalharem em suas classes as questões ambientais com mais propriedade e segurança.

    Janaina, graduanda de Pedagogia

    ResponderExcluir
  30. Eu achei o texto interessante,pois faz com que reflitamos sobre as diversas formas de preservaçao do meio ambiente e alerta para as pequenas atitudes que podem acarretar em problemas maiores(um simples papel de bala jogado num bueiro, por exemplo). Desse modo podemos trabalhar com os alunos conscientizando-os com esses exemplos simples.
    Também gostei quando citou que foi feito o trajeto do rio Guapimirim até o mar mostrando que o que rio "sofre", o mar também "sofrerá". Já que moramos na região serrana, fica mais fácil
    de falar sobre o rio conhecido dos alunos.

    ResponderExcluir
  31. Excelente matéria e no mes de junho em que comemoramos o MEIO ambiente deveriamos utilizar este texto nas aulas-oficinas de informática pra reflexão do tema pra que tenhamos um ambiente por INTEIRO!!!!!!! Todinho nosso!RS.

    ResponderExcluir
  32. Achei super intesante todos os trabalhos que foram realizados.Envolver temas atuais com os conteúdos curriculares não é algo impossivel, e como podemos observar pode ser um grande sucesso se trabalhado de forma criativa e bem planejada.
    Podemos observar também a importância da formação continuada dos profesores, pois um professor nunca deve parar de buscar conhecimentos.Se a professora não soubesse lidar com a informática com certeza haveria uma grande dificuldade para realizar um trabalho tão belo.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Através de uma proposta lúdica e tecnológica podemos despertar o interesse do aluno por diversos assuntos,mobilizando-os para a participação em projetos e trabalhando sua cidadania na sociedade que vivemos.
    Tatiana F.Lau.

    ResponderExcluir
  35. Dando ênfase a importancia do projeto em nosso cotidiano, concientizando os alunos dos problemas causados pela poluição percebemos a interdisciplinaridade do projeto e o uso dos recursos tecnologicos para divulgação do mesmo.

    ResponderExcluir
  36. Mais projetos assim poderiam ser desevonlvidos.

    ResponderExcluir
  37. Patrícia Garcia
    É muito interessante sair em campo com uma aula-passeio com os alunos. Ver, sentir e vivenciar o conteúdo pedagógico enriquece a aula, motiva os alunos e muda o “olhar” dos professores diante dos alunos. Quando os educandos percebem que seu professor possui olhos treinados para este tipo de aula, as crianças também se empenham para aprender.

    ResponderExcluir
  38. Um trabalho excelente tendo em vista a atualidade e extrema importância do tema abordado, sem contar na conscientização dos alunos sobre a responsabilidade de todos para com os cuidados com nosso meio ambiente. Samantha.

    ResponderExcluir
  39. O tema abordado no Projeto: Uma Gota no Oceano: Ciência e Tecnologia a favor da Educação, vem de encontro com o trabalho realizado por nós educadores, pois devemos conscientizar a todos sobre a importância da preservação do meio ambiente. "Nosso objetivo é formar cidadãos mais conscientes com a questão ambiental" por isso temos que fazer projetos voltados para este tema tão importante e imprescindível para todos nós. Rosângela Gallo

    ResponderExcluir
  40. Achei muito legal como a tecnologia na escola pode despertar o interesse e a curiosidade nos alunos trabalhando a tecnologia de forma lúdica torna o dia-a-dia do aluno e do professor muito mais interessante e produtivo.
    MIchelle s.sampaio

    ResponderExcluir
  41. gostei muito do projeto, pois a professora consegui através da tecnologia despertar nas crianças como devemos cuidar do nosso meio ambiente.

    ResponderExcluir
  42. O texto retrata a importância da conscientização ambiental muito importante em nossa sociedade.Cultivar nas crianças essa responsabilidade é fundamental para sua atuação no mundo , preservando a natureza. O projeto trabalha de forma lúdica levando professores e alunos a refletir , ou seja ,usufruir de forma responsável o que é comum a todos.

    ResponderExcluir
  43. O projeto é muito interessante para trabalhar a conscientização ambiental dos nossos futuros cidadãos.
    Marcelo C. Pacheco

    ResponderExcluir
  44. Pertinente o projeto que visa a preservação do nosso meio ambiente de forma lúdica e com os atrativos da tecnologia! Além do que leva-nos aconhecer e nos aproximar do ecossistema marinho que por questões geográficas ainda é distante de muitos de nós.
    Parabéns aos idealizadores do projeto!
    Adriana Rodrigues Moreira

    ResponderExcluir
  45. É incrível como as crianças são receptivas a todas as formas de aprendizagem e o quanto podemos contar com elas na busca por um mundo melhor e com qualidade. O projeto foi um verdadeiro despertar coletivo e serve tanto para alunos quanto professores,pois todos nós, de alguma forma somos aprendizes em algo.

    ResponderExcluir